quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Enriquecendo o Nosso Planejamento - Regiane Santiago



 TEMA DA AULA: Revolução Industrial: causas e consequências.

EMENTA: Trata-se de um estudo acerca da Revolução Industrial, enfatizando o contexto social e econômico que desencadeou tal processo, os fatores que contribuíram para que a Inglaterra assumisse o pioneirismo, além da efetivação de uma análise a respeito das causas e principais consequências sociais geradas, bem como das doutrinas que justificaram a organização da sociedade industrial e seus respectivos teóricos.

OBJETIVOS:
- Compreender o contexto social e político que desencadeou a Revolução Industrial, bem como suas causas e conseqüências, expressando tais conhecimentos a partir da produção de mídias.

- Desenvolver a capacidade de realizar leituras e análises de filmes, imagens, fotos, charges, contextualizando-as com a Revolução Industrial.


- Desenvolver a capacidade de pesquisar, coletando dados e informações,  através da utilização das mídias e novas tecnologias, com vistas à construção do conhecimento, assumindo uma postura crítica em relação à sociedade tecnológica.

- Utilizar as ferramentas tecnológicas para a construção colaborativa e cooperativa do conhecimento.


PÚBLICO ALVO: Alunos no 3º ano do Ensino Médio.


                   CONTEÚDO A SER TRABALHADO: A Revolução Industrial.

TEORIA DA APRENDIZAGEM SUBJACENTE: Sociointeracionismo, pois a proposta valoriza a construção do conhecimento de forma colaborativa, onde o principal objetivo do ensino é fazer com que o educando torne-se sujeito ativo da sua própria educação e destaca ainda o processo de interação para o desenvolvimento da aprendizagem.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

- Realizar individualmente um levantamento de fontes de pesquisa a respeito da Revolução Industrial (sites, livros, revistas, programas de televisão, documentários, jornais, filmes, etc.) e socializar com toda a turma.

- Participar de um círculo de leitura, no laboratório de informática, a respeito da Revolução Industrial, e realizar um fórum de discussão a respeito das informações e conhecimentos obtidos a partir desta atividade.

- Assistir a vários telejornais e identificar nas reportagens exibidas, elementos da Revolução Industrial no contexto contemporâneo, os quais serão apresentados e debatidos no fórum de discussão.

- Criar coletivamente um blog, onde deverão disponibilizar um acervo de filmes, imagens, fotos, charges, músicas e livros a respeito da Revolução Industrial, além de uma lista de sites importantes para a realização de pesquisas referentes ao assunto.
- Formar grupos de cinco alunos, os quais deverão escolher um filme, uma charge e uma música disponíveis no acervo montado por eles, para a realização de análise e apresentação à toda a turma.

- Atividades em grupo:

1. Criar músicas/paródias sobre a Revolução Industrial e produzir um CD com as mesmas.

2. Construir um livro de poesias que retratem a Revolução Industrial.

3. Criar uma dramatização que aborde os principais problemas sociais gerados pela Revolução Industrial. A dramatização deverá ser filmada para a montagem de um DVD.

4. Construir quadros com pinturas referentes à Revolução Industrial na contemporaneidade.

OBS.: Será  realizado  um evento envolvendo escola, família e comunidade, para divulgar e vender os produtos construídos a partir dos estudos realizados.
OBS.: O dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos será utilizado na montagem da videoteca da escola, com a compra de diversos filmes que abordem a temática da Revolução Industrial.
Serão formados grupos de estudo, que assistirão aos filmes e realizarão a análise dos mesmos. Essas análises serão exibidas mensalmente, na programação da rádio escolar ou rádio comunitária.

RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que esta proposta favoreça a ampliação do conhecimento a respeito da Revolução Industrial, bem como o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos, assim como a construção colaborativa e cooperativa do conhecimento, a partir da utilização dos recursos tecnológicos e efetivação de processos de autoria com a produção de mídias.

AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados durante todo o processo, a partir da expressão dos conhecimentos produzidos, empenho na realização das tarefas sugeridas, colaboração, compromisso, criatividade e autoavaliação, analisando toda a sua trajetória no decorrer da realização das atividades sugeridas e traçando estratégias coletivas para a construção de novos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário