quinta-feira, 19 de agosto de 2010

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA - Regiane Santiago


O desenvolvimento de um trabalho pedagógico integrando as mídias no contexto educacional é uma tarefa complexa, que aponta novos desafios para a comunidade escolar. Tal processo, requer a efetivação de alguns procedimentos que são fundamentais, dentre eles podemos destacar: a implementação de políticas públicas que viabilizem a disponibilização de recursos tecnológicos nas escolas, bem como de infra – estrutura adequada; a capacitação e atualização permanente dos professores, além da construção de um projeto político pedagógico que oriente o uso de tais recursos no processo de ensino-aprendizagem .
Diante da crescente expansão das Novas Tecnologias na sociedade, a escola, enquanto instituição social e uma das principais responsáveis pela educação das pessoas, não pode ficar alheia a esse processo.  Sendo assim, torna-se imprescindível  a aquisição do aparato tecnológico necessário para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais atrativa e prazerosa, capaz de atender as expectativas e reais necessidades dos alunos.
No contexto atual, é preciso desenvolver uma educação de qualidade, para que os alunos consigam atribuir significados às informações que são veiculadas pelos diversos meios, e utilizar as tecnologias para resolver problemas da vida cotidiana, compreender o mundo e atuar de forma consciente, no sentido de promover as trans-formações desejadas.
É importante destacar que temos vivenciado uma maior disponibilização de recursos tecnológicos na escola, entretanto, a utilização desses recursos na prática educativa ainda é restrito, principalmente porque a maioria dos professores não está preparada para acompanhar esse processo.
Em vista disso, surge a necessidade da formação e atualização permanente do professor, no que se refere às novas tecnologias educacionais, para a incorporação destas na prática pedagógica, assumindo assim uma postura de predisposição à mudança. É imprescindível pois, uma capacitação técnica e pedagógica, para o uso desses recursos como instrumento de mediação, que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento.
Vale ressaltar também, que para acontecer a integração das novas tecnologias na ação educativa de forma consistente, é necessário a construção de um projeto político pedagógico que articule projetos interdisciplinares, voltadas à apropriação crítica dos recursos tecnológicos, bem como o engajamento da equipe pedagógica para a utilização dessas ferramentas, de modo a favorecer o desenvolvimento de processos educativos criativos e inovadores, capazes de proporcionar aprendizagens significativas.
A educação por meio das mídias, bem como o desenvolvimento da educação para as mídias, é de fundamental importância para a formação cidadã, pois, à medida que os sujeitos envolvidos no processo educativo compreendem, criticam e utilizam-as de forma abrangente, certamente há o alargamento da expressão de ideias, da produção do conhecimento, da comunicação e da interação social, fatores indispensáveis para uma participação mais ativa e consciente na sociedade.
Os procedimentos para a inclusão das mídias e tecnologias na prática pedagógica, aqui apresentados, são de grande relevância, para que a escola aproprie-se de fato, das inovações tecnológicas, fazendo o uso ético desses recursos de modo a promover impactos positivos na qualidade da educação.

REFERÊNCIAS
MÓDULO: Mídias na Educação. Disponível em http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=C75A2573021E2364C14B3191D1502ED7

Novas tecnologias da informação e comunicação. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_tecnologias_de_informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7%C3%A3o

VALENTE et AL. Educação e tecnologias da informação e comunicação. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2009.



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