quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Caixa de ferramentas - Regiane Santiago

A utilização de ferramentas de autoria no processo de ensino-aprendizagem, através de procedimentos metodológicos que visem o estímulo à comunicação, socialização e colaboração entre os sujeitos envolvidos na ação educativa, possibilita o desenvolvimento da criatividade, de atitudes crítico-reflexivas e da autonomia na construção do conhecimento.

Nesse sentido, segue a descrição de 3 ferramentas capazes de contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos:



BLOG


ENDEREÇO: https://www.blogger.com/start

POR QUE ESCOLHEU?

O blog é uma ferramenta de autoria que possibilita a efetivação de registros e atualizações frequentes de informações, postagens de conteúdos, sem que os usuários necessitem de um conhecimento teórico especializado para a realização de tais atividades. Além disso, é um excelente espaço para a construção colaborativa do conhecimento, pelo fato de proporcionar a interatividade, a socialização do saber e a comunicação entre os sujeitos.



COMO UTILIZOU ESTA FERRAMENTA OU UTILIZARIA EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL?

Pode-se criar um blog da escola, juntamente com os alunos, para que este possa ser um espaço de divulgação dos eventos, projetos da escola, de publicação das produções dos alunos referentes às atividades escolares, bem como um espaço de diálogo, onde podem ser promovidas discussões sobre questões referentes aos conteúdos curriculares e temas de interesse da comunidade escolar.



POWERPOINT


POR QUE ESCOLHEU?

O PowerPoint é um poderoso software onde pode ser criadas apresentações em forma de slides, de maneira prática e eficiente. Os alunos e professores podem utilizar tal recurso para elaborar materiais de pesquisa, incrementar apresentações de trabalhos, sendo este um meio para demonstrar os conhecimentos construídos.

O PowerPoint permite a produção de materiais didáticos contextualizados, de acordo com as necessidades dos usuários.

COMO UTILIZOU ESTA FERRAMENTA OU UTILIZARIA EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL?

Pode-se criar, em parceria com os alunos, um banco de materiais relacionados aos conteúdos curriculares, em PowerPoint, podendo estes ser utilizados tanto pelos professores na prática pedagógica, quanto pelos alunos em atividades de pesquisa, pelo fato de estimular a prática da leitura dinâmica.



COREL DRAW


POR QUE ESCOLHEU?

O Corel Draw é um programa para design gráfico, que possibilita a criação e manipulação de vários produtos, a exemplo de desenhos artísticos, cartazes, capas de livros, revistas, etc. Sendo assim, configura-se numa ferramenta de grande utilidade para a produção de materiais didáticos.



COMO UTILIZOU ESTA FERRAMENTA OU UTILIZARIA EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL?

O Corel Draw poderá ser utilizado na construção de um jornal escolar, onde poderá ser publicado os diversos gêneros textuais produzidos pelos alunos, sendo incrementado com desenhos, fotos, ilustrações.

Costumo utilizar o Corel Draw para a construção de um jornal escolar denominado “Catingueiro”. Esse jornal reúne textos produzidos pelos alunos de 1ª a 4ª série, das escolas do campo do município de Barrocas, as quais fazem parte do Projeto de Educação do Campo (CAT), que tem como foco uma metodologia contextualizada com a realidade campesina e visa o desenvolvimento sustentável do semiárido, através de uma educação que leve em consideração as potencialidades dos sujeitos.

Além de valorizar as produções dos alunos, o referido jornal também é utilizado pelos professores como recurso didático, sendo um importante instrumento de estímulo à prática da leitura e da escrita.

Diante das várias possibilidades de utilização das ferramentas de autoria no campo educacional, cabe aos profissionais de educação utilizá-las de forma criativa, responsável e inovador, transformando-as em instrumentos potencializadores da aprendizagem significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário