quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estudos da Recepção - Regiane Santiago


1ª Etapa - Escolha do produto
 Globo Repórter
2ª Etapa – Descrição e sinopse
O Globo Repórter é um programa jornalístico aprofundado, com um formato de documentário, exibido pela TV aberta, especificamente pela Rede Globo, emissora responsável pela sua produção.
Atualmente é exibido em horário nobre, numa frequência semanal, impreterivelmente às sextas-feiras, à partir das 21:45.
O referido programa trata de temas diversos, apresentados num esquema de rotatividade, dentro de quatro categorias: aventura, comportamento, ciência e atualidades.
Assim, a cada semana o programa aborda um tema diferente, o qual é esquematizado em cinco blocos divididos por intervalos comerciais, perfazendo um total de 60 minutos de duração.
Vale ressaltar que na última sexta-feira do ano, o Globo Repórter é substituído por um programa denominado Retrospectiva, que reprisa as notícias e os fatos que foram destaque durante o ano.
A equipe do Globo Repórter é composta por:
Apresentador: Sérgio Chapelin;
Editora-chefe: Silvia Sayão;
Chefes de Redação: Marilei Zanini e Meg Cunha;
Chefe de Produção: Vanda Viveiros de Castro;
Coordenadores de Produção: Paulo Sampaio eTereza Maia;
Assistente de produção: Paulo Keppler;
Produtores: Ana Dorneles, Ana Rita Mendonça, Arlete Heringer, Beatriz   David de Sanson, Francesca Terranova, Jorge Ghiaroni, Maurício Maia e Roberta; Ferraz
Editores: Ana Helena Gomes, Cláudia Guimarães, Malu Guimarães, Mariana Estill Sabino, Marislei Dalmaz, Rogério Marques e Saulo de la Rue;
Editores de Imagem: Adriana Nagle, Francisco Carvalho, Gisele Machado, Lilian Cavalheiro, Roberto Cavalcanti e Susy Altman;
Editora de internet: Juliana Briggs;
Diretor de Ilustração e Arte: Alexandre Arrabal;
Arte: Eduardo Rillos, Emerson Pinheiro, Fernanda Garrafiel e Luiz Nogueira;
Supervisor de Imagem: José Carlos Azevedo;
Gerente de Operações: Luiz Henrique Rabello;
Diretor de Jornalismo – RJ: Erick Bretas;
Diretora de Jornalismo – SP: Cristina Piasentini;
Diretora de Jornalismo – DF: Silvia Faria;
Diretores Executivos: Luiz Claudio Latgé e Renato Ribeiro;
Diretor da Central Globo de Jornalismo (CGJ): Ali Kamel;
Direção Geral de Jornalismo e Esporte (DGJE): Carlos Henrique Schroder;
Principais repórteres: Beatriz Castro, Beatriz Thielmann, Cláudia Gaigher, Daniela Assayag, Dulcineia Novaes, Edney Silvestre, Ernesto Paglia, Flávio Fachel, Francisco José, Glória Maria, Graziela Azevedo, Guacira Merlin, Hélter Duarte, Isabela Assumpção e Rosane  Marchetti.
3ª Etapa – Endereçamento
O Globo Repórter apresenta uma estratégia comunicativa que atrai a audiência de pessoas de diferentes faixas etárias, níveis culturais, sociais e econômicos.
A fala bem articulada, de forma pausada e preocupada com a clareza da informação, tanto do apresentador quanto dos repórteres, consegue assegurar a atenção dos mais variados telespectadores.
Contudo, é importante salientar que o programa em análise tem insistido em exibir, com freqüência, temas ligados à vida animal, ao meio ambiente, o que demonstra         o seu direcionamento exclusivo a um público que se interessa por questões relacionadas à natureza.
4ª Etapa – Estrutura do programa
O Globo Repórter foi ao ar pela primeira vez em 1973. Ao longo da sua trajetória sofreu uma série de transformações e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais.
No seu formato atual, o programa adota um único tema por edição, tem a duração de 60 minutos, distribuídos em cinco blocos, organizados numa sequência lógica e intercalados por intervalos comerciais consideravelmente curtos.
É conduzido pela voz de um narrador, o apresentador Sérgio Chapelin, que dirige todo o roteiro, mantendo um contato “direto” com o telespectador, estabelecendo vínculos entre este e o tema abordado. Há também a figura do repórter, que juntamente com o cinegrafista desempenham a função de testemunhas dos fatos, transmitindo aos telespectadores as emoções vivenciadas durante o desenvolvimento das reportagens.
O fechamento de cada bloco geralmente é feito através de uma pergunta ou afirmação instigante, que anuncia o que será relatado no bloco posterior, o que certamente desperta a curiosidade do público.
5ª Etapa – Eixo de sustentação do conteúdo e das mensagens
Como já foi mencionado, a linha editorial do Globo Repórter centra-se basicamente em quatro categorias: ciência, atualidades, comportamento e aventura. Dentro destas categorias são escolhidos temas de interesse dos telespectadores, os quais são abordados a partir de um enfoque positivo, frequentemente apresentando-se exemplos, histórias de vida de sucesso e superação.
Busca-se, sobretudo, veicular as mensagens de modo atraente, como algo sensacional, de forma a evidenciar as consequências positivas destas, na vida das pessoas. Sendo assim, procura-se encerrar a edição sempre com mensagens positivas, de esperança, capazes de gerar otimismo.
6ª Etapa – Estratégias utilizadas para transmitir as mensagens
O programa abordado é apresentado dentro de uma linguagem séria, buscando-se uma relação direta entre o apresentador, a informação e o telespectador. Isso é bem perceptível na postura de Sergio Chapelin (apresentador), que comumente fala em frente às câmaras, apontando o dedo indicador para os telespectadores.
A vinheta utilizada pelo programa, para iniciar e fechar os blocos, chamada “Freedom Of Expression”, cuja gravação original é do grupo J. B. Pickers, também é fator de destaque, pois com o seu som agudo e impactante consegue atrair a atenção do público.
O Globo Repórter investe em elementos narrativos informativos, capazes de despertar e estimular tanto a dimensão cognitiva quanto as dimensões sensoriais e afetivas dos telespectadores.
O programa também investe no uso de expressões que despertam a curiosidade e atraem a atenção do público, apresentando as informações como algo novo e inusitado.
7ª Etapa – Opinião pessoal sobre o programa
Não podemos negar que o Globo Repórter é um dos programas mais importantes do jornalismo brasileiro, que consegue atingir um público diverso, devido a sua estratégia de comunicação.
Desse modo, é um programa bastante relevante, que deve ser mantido no ar, porém com algumas modificações, visando o seu aperfeiçoamento.
O programa deveria ser exibido num horário mais cedo, o que certamente atrairia um público maior. Além disso, há a necessidade de uma inovação nos temas escolhidos, pois a insistência na exibição de temas ligados ao meio ambiente, acaba deixando à revelia muitos assuntos interessantes, de grande relevância social.
O Globo repórter também deveria estimular um pouco mais a reflexão nos telespectadores, superando assim, o seu caráter meramente informativo. O telespectador não é convidado à discussão, ao debate. Ele é concebido apenas como receptor das informações que o programa se propôs a investigar e transmitir de maneira bastante didática.
Percebe-se também que o programa evita temas polêmicos e grandes denúncias, assumindo portanto a postura de oferecer soluções, “receitas” para resolver os problemas constatados. Para isso, investe na credibilidade da informação, através da valorização do saber científico, garantindo sempre nas reportagens, a presença tanto de especialistas e de testemunhos de pessoas comuns, que servem para “comprovar” as teses apresentadas.
8ª Etapa – Outros olhares
Para o desenvolvimento desta etapa, realizei uma entrevista com seis pessoas, quatro homens e duas mulheres, com diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade diversos. A entrevista foi realizada com a intenção de recolher a opinião pessoal destas, a respeito do Globo Repórter.
Pedi que fizessem uma análise geral do referido programa, e obtive os seguintes depoimentos:
“Acho o Globo Repórter bom, pois passa muitas coisas interessantes”.
                                             Leonardo Carvalho Santiago, 14 anos, 8ª série
“É um programa muito interessante, porém apresenta temas muito repetitivos”.
                                            Valmar Santiago Oliveira, 26 anos, 3º grau incompleto
“É um programa interessante, destinado a um público diverso. Dependendo do tema, consegue atrair a atenção de adultos e crianças”.
                                             Ademário José Matos Caldas, 36 anos, 2º grau incompleto
“É bem interessante, bem diversificado nos temas. É destinado principalmente para o público adulto. Porém, deveria ser exibido num horário mais cedo”.
                                            Claudiene Santos de Carvalho, 30 anos, 3º grau completo
“É um programa educativo, que alerta as pessoas sobre muitas coisas, inclusive a saúde. Desde pequeno o meu filho assiste”.
                                           Simone Carvalho Santiago, 33 anos, 2º grau completo
“O programa aborda mais o lado bom da vida, a criatividade das pessoas, a superação dos indivíduos”
                                          Rodrigo Torres Cruz Santos, 24 anos, 3º grau incompleto
Nos depoimentos recolhidos, pode-se constatar uma certa unanimidade com relação à importância e aceitação do Globo Repórter, visto que todos os entrevistados afirmaram ser este um programa bastante interessante, havendo divergência apenas no que se refere ao público alvo.
Não houve portanto, diferença de percepção de acordo com à idade e o nível de escolaridade, o que reforça ainda mais a idéia de que o programa em análise não tem um padrão único de telespectadores, conseguindo  atrair um público muito diverso.

Referências:
globoreporter.globo.com
pt.wikipedia.org/wiki/globo_reporter

Nenhum comentário:

Postar um comentário