quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Minhas vivências utilizando mídias e tecnologias no contexto escolar



PROJETO: Cultura em Movimento

Embora o município de Barrocas-BA  possua um rico patrimônio no campo da cultura popular, é notória a ausência de políticas públicas que contribuam para a valorização e desenvolvimento desse ramo cultural.
Contudo, os bens culturais de natureza imaterial sobrevivem, mesmo que precariamente, graças à força e resistência dos grupos sociais e pessoas anônimas, que lutam para preservar a sua identidade cultural.
Em meio a essa realidade, o Projeto Cultura em Movimento surgiu visando promover a valorização, preservação e desenvolvimento das manifestações culturais do referido município, onde as escolas públicas, utilizando-se de diversos recursos tecnológicos, empenharam-se na realização de atividades voltadas para pesquisas e registros, bem como na realização de eventos culturais, fortalecendo assim as experiências já existentes, e fomentando a preservação da diversidade cultural brasileira.
Desse modo, o referido projeto teve como principal objetivo, articular, expandir e impulsionar ações que estimulassem a preservação e fortalecimento das manifestações culturais, por meio das mídias e tecnologias, contribuindo assim para a valorização da nossa identidade cultural.
O projeto foi desenvolvido pelas escolas públicas municipais, no período de 02 de março a 30 de agosto de 2008, e foi subdividido em etapas:
1ª etapa- Apresentação do projeto aos alunos e levantamento dos conhecimentos prévio dos mesmos, a respeito das principais manifestações culturais do município de Barrocas.
2ª etapa-  Apresentação e divulgação do projeto à comunidade, pelos alunos, utilizando para tal, emissoras de rádio.
3ª etapa- Realização de mapeamento das principais manifestações culturais do município de Barrocas e coleta de fontes documentais das mesmas (fotos, vídeos, etc) para digitalização.
4ª etapa- Realização de pesquisas na internet sobre as referidas manifestações culturais, buscando-se conhecer as origens, simbologias e transformações das mesmas, ao longo do tempo.
5ª etapa- Sistematização dos dados coletados no mapeamento cultural, por meio da produção de um livro.
6ª etapa- Apresentação das manifestações culturais, nas comunidades, e realização de registros audiovisuais das mesmas, criando documentário de cada uma delas.
7ª etapa- Realização de um festival de cultura, onde foram reunidas todas as manifestações culturais pesquisadas, havendo, portanto, o intercâmbio entre as mesmas. Tal evento foi registrado através da gravação de um DVD e construção de álbuns de fotografias.
As atividades desenvolvidas por meio do projeto Cultura em Movimento foram bastante significativas, pois, além de contribuírem para a valorização e fortalecimento da cultura popular, evidenciaram a importância da utilização dos recursos tecnológicos e midiáticos nesse processo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário